quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DISCORDEM DE MIM, POR FAVOR

 Israel Belo de Azevedo em seu Blog O PRAZER DA PALAVRA, incentiva o debate como forma de manter nosso cerebro "aceso".
 

Quem passou dos 20 anos de idade tem alguma preocupação com o seu cérebro. Até quando ele vai aprender e guardar o que é preciso?
Por isto, é bom saber que os pesquisadores descobriram que o cérebro, ao passar pela meia-idade, pode, se mantido em boa forma, continuar construindo caminhos que ajudam seu usuário a reconhecer padrões, ver significados e encontrar soluções muito mais rapidamente do que um jovem. O segredo é perceber e usar meios de manter as conexões cerebrais em boas condições.
Uma sugestão, entre os adultos, é balançar as sinapses. Uma boa maneira de fazer isto é, saindo da chamada zona de conforto, enfrentarmos pensamentos contrários aos nossos. Um neurologista nos pede para nos lançarmos contra pessoas e idéias diferentes.
Então, discordem de mim, por favor.

Silvia Néli faz um comentario interessante: "[...] quanto a discordar, esse é um exercício árduo, pois implica firmeza e conhecimento de causa [é  preciso ir além  das opiniões]. Entendo que o discordar que abre novas sinapses está relacionado com a capacidade de argumentar. De confrontar ideias. E, para tal, é preciso te-las... [um conhecimento além da TV, do jornal televiso. Você pode começar com  bons jornais, revistas, livros e bons blog que façam você cair na REDE].

Nenhum comentário:

Postar um comentário