sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A mídia brasileira e a Olimpíada

Eu tenho perguntando: onde estão os medalhistas chineses? Eles sumiram! Por que eu não consigo ver repetidamente os feitos desses atletas? Não aparecem na TV. Por que só vejo atletas americanos? Será que a Olimpíada está acontecendo na China? A China realmente está a frente no quadro de medalhas para a imprensa brasileira? Já ouvi comentarista-jornalista-apresentador de programa que cobrem o evento dizer: "os EUA passarão a China no total de medalhas até o fim do evento" - e tal crença permiti a mídia brasileira não se encantar com nenhum atleta chinês e não divulgar os seus feitos, como também não considerar o número de medalhas que a China conquistou até agora. Lamento o que a impressa brasileira vem fazendo: idolatrando e dando uma ênfase exagerada somente a atletas americanos e a natação. Muito bom o desempenho dos atletas americanos, mas a nossa impressa parece não ver os demais atletas; os chineses se tornaram invisiveis. A Olimpíada tem muitas modalidades, atletas espetaculares nessas modalidades e estou sendo levado a crer que a natação é o único esporte em que posso encontrar um atleta espetacular.
O chinês Yang Wei ganhou, ontem (14/08) quinta-feira, a medalha de ouro no individual geral da ginástica artística. Com o resultado, o atleta comprova o domínio chinês na modalidade nos Jogos de Pequim até o momento, visto que a China é campeão por equipes tanto no masculino, quanto no feminino nessa modalidade, portanto, eles são muito bons, portanto, por que eu não vejo repetidamente a perfomonce desses atletas, assim como vejo da natação? É a modalidade do nosso Diego Hipólito, que também se destaca entre os melhores do mundo; então - onde eu vejo as imagens deles com o mesmo destaque e com a repetição constante do nome do Yang Wei? Só consigo ver natação e conheço a vida de alguns nadores desde o Educação de Infantil. Quero conhecer a dos outros também.
Foi parada a transmissão de uma brasileira no Hipismo para mostrar natação com ênfase em americanos - caramba! Os chineses estão na frente e eu não sei quem são os medalhistas chineses, o que é isso? Jornalismo?! A China tem a política tal, então vamos punir os atletas chineses - eles não devem mercer o destaque como atleta excepcionais, o esforço pessoal deles não vale nada, ou vale pouco. Eu não sei o nome dos grandes atletas chineses. Por que será? As vitórias deles tem menos valor do que dos países europeus e dos americanos? Parece que a Olimpíada está acontecendo nos EUA. Brincadeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário