Um médico saiu a caminhar e viu essa senhora idosa da foto sentada no banco de uma praça fumando um cigarrinho.
Aproximou-se e perguntou: - nota-se que está bem, qual é seu segredo?
Ela então respondeu: - sou PROFESSORA, durmo às 4h da manhã revisando provas, planejamento das aulas e me levanto às 6h. Nos fins de semana não pratico esportes, não me divirto. Trabalho fazendo pesquisas, corrigindo trabalhos, especificando materiais, revisando planejamentos, imprimindo material, buscando sites de materiais e estratégias diferentes e criativas numa tentativa desesperada de motivar meus alunos e isso todo final de semana, sábados, domingos e feriados também. Não tomo café da manhã, não almoço e nem janto porque não dá tempo.
O médico exclamou: - mas isso é extraordinário! A senhora tem quantos anos? A professora respondeu: - 33 anos...
Aproximou-se e perguntou: - nota-se que está bem, qual é seu segredo?
Ela então respondeu: - sou PROFESSORA, durmo às 4h da manhã revisando provas, planejamento das aulas e me levanto às 6h. Nos fins de semana não pratico esportes, não me divirto. Trabalho fazendo pesquisas, corrigindo trabalhos, especificando materiais, revisando planejamentos, imprimindo material, buscando sites de materiais e estratégias diferentes e criativas numa tentativa desesperada de motivar meus alunos e isso todo final de semana, sábados, domingos e feriados também. Não tomo café da manhã, não almoço e nem janto porque não dá tempo.
O médico exclamou: - mas isso é extraordinário! A senhora tem quantos anos? A professora respondeu: - 33 anos...
Se olharmos na perspectiva marxciana podemos dizer que ser professor é um "mau encontro". Os salários são aviltantes em várias partes do Brasil, baixos em outras. Um bom exemplo é a grave dos professores em São Paulo, estado em que o governo Serra demonstra querer que os professores tenham esse tipo de longevidade da metáfora, mas se olharmos o cotidiano de uma unidade de ensino, por exemplo, veremos professores que conseguem, sem deixar de fazer a greve, de reconhecer o descaso, sem escamotear as condições materiais de vida, superar realizando nesses espaçotempo um almoço onde cada um leva um pouco de comida para momentos de alegria e de comunhão, promovem um consórcio entre amigos, encontram uma massagista no bairro para um relaxamento na hora do almoço, dividem o carro para deslocamento, ressignificam os espaços, dão suporte uns aos outros para superarem o cansaço. Se olhamos para a professora de 33 anos "do Arlindo" (do Arlindo é ótima - o colega cheio de vida e alegria que enviou o e-mail com a metáfora) - pensando nas políticas públicas do nosso país a professora "do Arlindo" será uma sofredora, e pior ainda, uma "triste" sua força será baixa. O pensamento fica ao sabor dos encontros aleatórios produzindo maus encontros, porém se pensarmos que a "metáfora do envelhecimento" é algo externo que produz péssimos encontros e poderá produzir paixões oscilatórias que minam a nossa potência, e que é necessário encontrar caminhos para que os encontros sejam "bons encontros". Isto é, o pensamento, vamos dizer, organizador irá ao encontro de corpos que aumentem a potencia da vida, que sejam bons. Na luta por melhores salários e políticas públicas poderei encontrar amigos ressignificando espaçostempo como nas redes abaixo, poderei compreender a importância da paciência histórica freiriana (o que supera a metáfora do envelhecimento que é a morte, o mau encontro), paciência tal que produz alegria (o bom encontro), que não consome mossas energias, que corta a possibilidade do externo que produz o "envelhecimento" (a tristeza - que é uma merda, pois não há valor nela) não ter efeito sobre a minha alegria que potencializa a vida. O meu encontro com a professora "do Arlindo" quase me levou ao "mau encontro", parei e olhei com cuidado, para não ter por ela a pena e a caridade dos fracos, pois tal olhar é um engodo que tira a potencia de viver e lutar.
Redes tecidas, espaços ressignificados
Fri Oct 31 15:06:33 BRST 2008
Olá!, sou [...] mineira de nascimento e Paraense por opção moro em Marabá desde 1973 sou professora do ensino fundamental há 35 anos. Gosto muito do que faço mais sinto que preciso saber mais e mais do mundo digital para poder contribuir com meus colegas de trabalho e minha prática pedagogica, conto com vocês. Um abraço Fraterno... Professora 1. BARRA DE SAO FRANCISCO - ES
Olá para todos, Que bom poder interagir com tanta gente bonita... Meu nome é [...], sou multiplicadora do [...], no Espírito Santo. Sou licenciada em Letras e Pedagogia com especialização em Pedagogia e Tecnologias da Educação. Espero aprender muito interagindo e trocando experiências e sucessos com todos. Um abraço apertado...Professora 2.
Sun Nov 02 10:26:58 BRST 2008
IMPERATRIZ - MA
Tue Nov 04 15:05:10 BRST 2008 Isso mesmo, [colega]. Nosso compromisso com a educação é que vai nos impulsionar a esse envolvimento. As mídias com certeza facilitam todo esse processo de interação, o que favorece sobremaneira as transformações sociais, políticas e educacionais também... Abração e continue utilizando o Portal do Professor para mais reflexões... Professora 3.
Tue Nov 04 19:21:58 BRST 2008
PEDRO CANÁRIO - ES
Tue Nov 04 19:36:54 BRST 2008
Meu nome é [...], trabalho com educação física em uma escola da rede estadual do Espírito Santo, gosto muito do que faço, gosto de trabalhar com crianças e adolescentes. Educação Física para mim é muito mais que profissão é vida, beijão para todos. Professora 5.GUARAPARI - ES
Tue Nov 18 14:47:01 BRST 2008
ALELUIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Uma educadora Física nesse lugar hehehhehe!!... É uma decepção ver no portal do professor com nenhuma menção ao profissional de Educação Física. É com satisfação que te conheço [colega],... Sou [..] e leciono Educação Física em Guarapari – ES. Professor 6.PEDRO CANARIO - ES.
Tue Nov 04 19:58:09 BRST 2008
Olá! Felicidades no seu coração! Meu nome é [...],moro em [...],Pedro Canário-ES.Sou professora à 10 anos na rede municipal de ensino,lecionando com educação infantil e também atuando na rede estadual de ensino como professora de filosofia e sociologia na EEEFM Floresta do Sul (Designação Temporária).Sou casada com Gilmar à 12 anos, tivemos 02 filhos amáveis: Igor de 07 anos e Isis de 02 anos. Amo a minha profissão e busco sempre aprimorar meus conhecimentos e este curso veio para auxiliar mais no meu trabalho, pois, sabendo que neste mundo capitalizado com tanto avanço na aréa de informatização sentia a necessidade de conhecer este mundo virtual, mas, nunca tive oportunidades e hoje estou tendo. É ótimo! E espero a cada dia aprender mais e mais para poder trocar conhecimentos com outras pessoas.Estou esperando para um bate papo! Felicidades!!!! - Professora 7.
AMIGO, POR FAVOR: COLOQUE MEU BANNER NO SEU BLOG, OK?
ResponderExcluirVá no meu blog e dê uma olhadinha nele e coloque, por favor, no seu blog o banner que crie. Obrigado.
ResponderExcluirseguidores: vi que esta seguindo meu blogger; muito obrigado, vez ou outra ver que alguém anda passando por nosso espaço é legal; é como sentir que alguém esta interessando no que nasce de sua mente, em privação do que nasce da própria, mas sabemos que isso não acontece;
ResponderExcluirbom dia: olá amigo; não li muito sobre o que escreves, não tive tempo, nem tenho agora, mas adorei a temática de seu blogger, por isso vou segui-lo;
sobre a midia: vi que postasse uma imagem sobre a corrupção mental acarretada na população pobre de intelecto pela mídia, e me veio uma ideia interessante; a idéia interessante: a mídia pode ter sido o lavador de cécebros no passado, mas hoje isso mudou um pouco e a corrupção mental acontece de forma diferente amigo. o lavador se tornou outro, e acontece com o consentimento do dono do cérebro, na maioria das pessoas, pois coincidem com anseios sexo-psico-sociais inerentes a estes retardados (as); claro, existem muitos retardado ainda (afetados pela mídia ancestral - globo e record), como os que soltaram fogos de artificio no julgamento dos Nardoni, inclusive um retardado mental que ficou com uns cartazes na porta do forum. retardados, macacos! não da pra negar.
acrescentado: eu não disse quem era o lavador de mentes atuais, esqueci. digo agora.
ResponderExcluiro lavador de mentes atuais: é bem complexo, é mais sério e desenvolvido (articulado) que pensamos. vai desde ongs, organizações feministas e outras espécies de idiotas. estes inclusive usando de meios indiretos, usando inclusive de outras pessoas mais burras.
temos que ser subversivo à ordem, esse é o caminho do conhecimento, vamos vencer o sistema:
mais em nihilb.blogspot.com
ponha o numero de acessos no blogger (gadgets): obrigado. valeu brother
ResponderExcluirestes comments viraram uma postagem
ResponderExcluir