sexta-feira, 28 de maio de 2010

Metáfora da Professora envelhecida


Um médico saiu a caminhar e viu essa senhora idosa da foto sentada no banco de uma praça fumando um cigarrinho.
Aproximou-se e perguntou: - nota-se que está bem, qual é seu segredo?
Ela então respondeu: - sou PROFESSORA, durmo às 4h da manhã revisando provas, planejamento das aulas e me levanto às 6h. Nos fins de semana não pratico esportes, não me divirto. Trabalho fazendo pesquisas, corrigindo trabalhos, especificando materiais, revisando planejamentos, imprimindo material, buscando sites de materiais e estratégias diferentes e criativas numa tentativa desesperada de motivar meus alunos e isso todo final de semana, sábados, domingos e feriados também. Não tomo café da manhã, não almoço e nem janto porque não dá tempo.
O médico exclamou: -
mas isso é extraordinário! A senhora tem quantos anos?
A professora respondeu: - 33 anos...

Se olharmos na perspectiva marxciana podemos dizer que ser professor é um "mau encontro". Os salários são aviltantes em várias partes do Brasil, baixos em outras. Um bom exemplo é a grave dos professores em São Paulo, estado em que o governo Serra demonstra querer que os professores tenham esse tipo de longevidade da metáfora, mas se olharmos o cotidiano de uma unidade de ensino, por exemplo, veremos professores que conseguem, sem deixar de fazer a greve, de reconhecer o descaso, sem escamotear as condições materiais de vida, superar realizando nesses espaçotempo um almoço onde cada um leva um pouco de comida para momentos de alegria e de comunhão, promovem um consórcio entre amigos, encontram uma massagista no bairro para um relaxamento na hora do almoço, dividem o carro para deslocamento, ressignificam os espaços, dão suporte uns aos outros para superarem o cansaço. Se olhamos para a professora de 33 anos "do Arlindo" (do Arlindo é ótima - o colega cheio de vida e alegria que enviou o e-mail com a metáfora) -  pensando nas políticas públicas do nosso país a professora "do Arlindo" será uma sofredora, e pior ainda, uma "triste" sua força será baixa. O pensamento fica ao sabor dos encontros aleatórios produzindo maus encontros, porém se pensarmos que a "metáfora do envelhecimento" é algo externo que produz péssimos encontros e poderá produzir paixões oscilatórias que minam a nossa potência, e que é necessário encontrar caminhos para que os encontros sejam "bons encontros". Isto é, o pensamento, vamos dizer, organizador irá ao encontro de corpos que aumentem a potencia da vida, que sejam bons. Na luta por melhores salários e políticas públicas poderei encontrar amigos ressignificando espaçostempo como nas redes abaixo, poderei compreender a importância da paciência histórica freiriana (o que supera a metáfora do envelhecimento que é a morte, o mau encontro), paciência tal que produz alegria (o bom encontro), que não consome mossas energias, que corta a possibilidade do externo que produz o "envelhecimento" (a tristeza - que é uma merda, pois não há valor nela) não ter efeito sobre a minha alegria que potencializa a vida. O meu encontro com a professora "do Arlindo" quase me levou ao "mau encontro", parei e olhei com cuidado, para não ter por ela a pena e a caridade dos fracos, pois tal olhar é um engodo que tira a potencia de viver e lutar.

Redes tecidas, espaços ressignificados
Fri Oct 31 15:06:33 BRST 2008
Olá!, sou [...] mineira de nascimento e Paraense por opção moro em Marabá desde 1973 sou professora do ensino fundamental há 35 anos. Gosto muito do que faço mais sinto que preciso saber mais e mais do mundo digital para poder contribuir com meus colegas de trabalho e minha prática pedagogica, conto com vocês. Um abraço Fraterno... Professora 1.

BARRA DE SAO FRANCISCO - ES
Olá para todos, Que bom poder interagir com tanta gente bonita... Meu nome é [...], sou multiplicadora do [...], no Espírito Santo. Sou licenciada em Letras e Pedagogia com especialização em Pedagogia e Tecnologias da Educação. Espero aprender muito interagindo e trocando experiências e sucessos com todos. Um abraço apertado...Professora 2.

Sun Nov 02 10:26:58 BRST 2008
IMPERATRIZ - MA
Tue Nov 04 15:05:10 BRST 2008 Isso mesmo, [colega]. Nosso compromisso com a educação é que vai nos impulsionar a esse envolvimento. As mídias com certeza facilitam todo esse processo de interação, o que favorece sobremaneira as transformações sociais, políticas e educacionais também... Abração e continue utilizando o Portal do Professor para mais reflexões... Professora 3.

Tue Nov 04 19:21:58 BRST 2008
Olá, sou a professora [...] uma negra bonita, alegre meio doida mas de bem com a vida, sorridente, brincalhona e apaixonada pela VIDA, graduada em biologia e trabalho com ciências, amo minha profissão, e adoro enovar sinto que estou mudando a cara do ensino sem retirar o tradicionalismo, espero que vocês fazer uma bela amizade e uma enorme trocas de conhecimentos, somos multiplicadores do saber, então espero fazer novas amizades e claro concervar as velhas, este é meu lema. E lembre-se nada acontece por acaso. beijos. Professora 4.

PEDRO CANÁRIO - ES
Tue Nov 04 19:36:54 BRST 2008
Meu nome é [...], trabalho com educação física em uma escola da rede estadual do Espírito Santo, gosto muito do que faço, gosto de trabalhar com crianças e adolescentes. Educação Física para mim é muito mais que profissão é vida, beijão para todos. Professora 5.

GUARAPARI - ES
Tue Nov 18 14:47:01 BRST 2008
ALELUIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Uma educadora Física nesse lugar hehehhehe!!... É uma decepção ver no portal do professor com nenhuma menção ao profissional de Educação Física. É com satisfação que te conheço [colega],... Sou [..] e leciono Educação Física em Guarapari – ES. Professor 6.

PEDRO CANARIO - ES.
Tue Nov 04 19:58:09 BRST 2008
Olá! Felicidades no seu coração! Meu nome é [...],moro em [...],Pedro Canário-ES.Sou professora à 10 anos na rede municipal de ensino,lecionando com educação infantil e também atuando na rede estadual de ensino como professora de filosofia e sociologia na EEEFM Floresta do Sul (Designação Temporária).Sou casada com Gilmar à 12 anos, tivemos 02 filhos amáveis: Igor de 07 anos e Isis de 02 anos. Amo a minha profissão e busco sempre aprimorar meus conhecimentos e este curso veio para auxiliar mais no meu trabalho, pois, sabendo que neste mundo capitalizado com tanto avanço na aréa de informatização sentia a necessidade de conhecer este mundo virtual, mas, nunca tive oportunidades e hoje estou tendo. É ótimo! E espero a cada dia aprender mais e mais para poder trocar conhecimentos com outras pessoas.Estou esperando para um bate papo! Felicidades!!!! - Professora 7.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Como ser enganado sem perceber! Ou os lobos estão vestidos de ovelhas dentro das comunidades religiosas.

Igreja da Divina Graça da Vantagem - onde a benção é certa!
Os bens simbolicos e sagrados foram transformados em mercadoria particulares. Até a fé virou "meio de produção" de posse de alguns poucos. Que sina?!!!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Deus - uma generalização esvaziada e instrumento mercadológico!

Achei no blog Alex Sandro C. Sant'Ana - Futil (idade) (u)sei e (a)provei



A influência do capitalismo mundial integrado (termo criado por Félix Guattari) é tamanha que atualmente muitos cristãos no Brasil transformaram o que é sagrado em propriedade privada. Muitos dizem "o meu Deus", como se os simbolos sagrados fosse uma propriedade particular e que inclusive está a serviço de meros interesses pessoais! Ou seja, ao invés do cristão servir a Deus seria Deus quem deveria serví-lo! A palavra "Deus" está completamente esvaziada por essa e por ouras inversões.

Algumas igrejas dizem "faça tal coisa e exija de Deus sua recompensa!" ou "dê tal coisa e receba uma benção" como se Deus fosse um prestador de serviços e as pessoas que pedem clientes!



Resumindo...

Antes... a igreja dizia "siga os ensinamentos da Bíblia para alcançar a vida eterna"; "amar o próximo"!...

Agora... as igrejas dizem "siga os nossos ensinamentos para alcançar toda a sorte de bençãos (e tomara que no meio dessa multidão de credulos isso dê certo para alguns, pois isso reforçará as nossas falas)!"...

É caramba: - "Meu Deus, digo eu"!!!